A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau abriu portas na Rua Augusta, em Lisboa. De acordo com os responsáveis pelo espaço, o objetivo é “oferecer à população, de forma livre, a fruição do nosso património e da nossa cultura nas suas várias vertentes: cultural, artística e gastronómica.”
Assim, no espaço agora inaugurado, é possível encontrar em exibição obras de diferentes artistas portugueses como Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva, Graça Morais, Paula Rego, Malhoa, José de Guimarães, Alves Thomé, Emmerico Nunes, Alves Cardoso, Paulo Ferreira, Velhô, Ruy Silva e Sousa Pinto.
Por outro lado, e como aspeto nuclear da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, está a associação entre o litoral e o interior de Portugal, associação aqui representada pelo Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra.
“A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau visa unir estas duas tradições históricas nacionais: a terra e o mar. Mas visa também unir estas outras duas tradições gastronómicas: o pastel de bacalhau e o queijo da serra”, explicam os responsáveis em comunicado.