A tecnologia intitulada Wi-Go foi desenvolvida por portugueses da IS2you, spin-off da Universidade da Beira Interior, e funciona através do reconhecimento de imagem e de um sensor que permite seguir os movimentos da pessoa certa.
Luís de Matos, engenheiro informático de 26 anos, mentor do projeto e fundador da IS2you sublinha que “o Wi-Go foi o meu projeto de investigação da tese de licenciatura em 2011, para a qual fiz um primeiro protótipo que provou que a tecnologia funcionava! Este foi melhorado e, com a minha equipa, desenvolvemos um segundo protótipo, desta vez para testar e melhorar a ergonomia do carrinho e desenvolver o software e hardware. Neste momento precisamos de financiamento para conseguir entrar no mercado, um objetivo que esperamos alcançar em Setembro de 2013, sendo que da parte da Altran conseguimos já o reconhecimento do projeto, através do prémio, e agradecemos a rede de networking e internacionalização do Grupo, bem como a experiência da equipa técnica da Altran”.
Durante os próximos seis meses, uma equipa de especialistas da Altran prestará apoio técnico e científico à equipa vencedora.
Veja aqui como funciona o Wi-Go