A cadeia de distribuição brasileira ‘Pão de Açúcar’ importou cerca de 100 mil garrafas de vinho português de sete regiões vitivinícolas. De acordo com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), esta transação está avaliada em cerca de 300 mil euros e resulta da promoção que a organização tem levado a cabo junto de importadores, distribuidores, escanções e restauração brasileiros.
“A mais recente teve lugar em fevereiro passado, no Porto, e permitiu a seis compradores profissionais e a um consultor especializado em vinhos portugueses do grupo Pão de Açúcar provar cerca de 300 vinhos de 42 produtores, de sete regiões. Tratou-se de uma das várias missões comerciais inversas que a AEP está a realizar este ano no âmbito do seu programa de internacionalização ‘Business on the way’”, revela a associação em comunicado.
“No Brasil, o conhecimento dos vinhos portugueses é cada vez maior. É um processo em consolidação, mas requer que os nossos produtores e distribuidores, apesar da carga fiscal continuar elevada, continuem a trabalhar para colocar o vinho português nas prateleiras e alargar a sua presença na restauração. Depois, à mesa, a qualidade e a variedade fará a diferença”, refere o presidente da AEP.
No próximo mês de setembro, a Associação Empresarial de Portugal irá organizar no mercado brasileiro uma nova ação de promoção de produtos nacionais, com o objetivo de aumentar a “penetração de produtos e marcas portugueses no Brasil”. Esta é apenas uma das cerca de quatro dezenas de ações previstas no programa associativo de internacionalização para 2016, cofinanciado pelo Compete 2020 no âmbito do Portugal 2020.