Quantcast
Retalho

“Chegada à Burger King? Os objetivos são, claro, expansão e crescimento”

burger king D.R.

Domingos Esteves, Diretor Geral da Burger King Portugal, é o mais recente entrevistado do @ Retail, o podcast da Distribuição Hoje. Numa conversa aberta que foi desde o seu percurso profissional à sua transformação pessoal, o gestor aborda ainda as grandes linhas da transformação que pretende implementar na empresa. Mas comecemos pelo início.

Lembrando o seu percurso profissional, Domingos Esteves começa por contar-nos sobre a oportunidade de integrar a C&A, que aconteceu de forma inesperada.

 

“Eu entrei para a C&A, e é a pura verdade, sem saber o que ia fazer nem onde é que ia estar. Lembro-me que a minha última entrevista foi uma sexta-feira, antes da hora de almoço, e que a pessoa que me entrevistou, que era um membro da família proprietária, me entregou um contacto e um bilhete de avião para ir na segunda-feira para Madrid”, conta o gestor, que refere ter sido a sua capacidade de aceitar desafios o grande impulsionador da sua carreira.

Tendo começado em Espanha, Domingos Esteves foi sempre subindo na cadeia de valor interna da C&A, uma aventura que o levou, inclusivamente para a Ásia.

 

“Algo que acompanha a minha vida também, é quando os desafios surgem, é quando o comboio passa à frente da nossa porta, saber entrar no comboio e aceitar a aventura. E aconteceu-me ao largo da minha carreira. Veja. Nos primeiros anos na C&A estive em Espanha, depois regressei a Portugal, depois tive outro desafio que foi ir para a China, também com a empresa”, comenta.

Agora focado no que é o crescimento e afirmação da marca Burger King em Portugal, neste episódio, o gestor lembra que para fidelizar os clientes externos (consumidores) é preciso, primeiramente, cuidar dos clientes internos (colaboradores), pondo, durante a conversa, grande foco neste âmbito.

 

Lembrando que o setor atravessa, como vários outros, uma onda de escassez de mão-de-obra, Domingos Esteves lembra que empresas desta dimensão têm sempre oportunidades para crescimento interno, pelo que desafia os jovens a iniciarem um percurso na marca.

“Obviamente fidelizar clientes é muito importante, mas sem as nossas equipas nunca vamos conseguir chegar ao nosso cliente externo. Nós trabalhamos com pessoas e para pessoas. E as primeiras pessoas que aparecem quando pensamos na marca são mesmo as nossas equipas e os nossos colaboradores”, considera.

 

Relativamente a novidades, admitindo que está a preparar novas chegadas ao menu de produtos, o responsável máximo da Burger King em Portugal lembra que a marca está a trabalhar todos os seus canais de contacto com o consumidor, sendo que irá avançar, a breve trecho, com um programa de loyalty (fidelização) que está a ser ultimado.

“Quando falamos em canais, falamos da sala do restaurante, do canal delivery, do canal drive, que é os nossos restaurantes freestandings. Temos a nossa app, temos a nossa web… Agora vamos lançar o nosso programa de loyalty. Estamos a ultimá-lo para começar a lançá-lo já. Estamos a desenvolver a app para que tenha maiores funcionalidades. Vamos também reforçar a aposta em produtos nacionais e receitas que tenham aquele gostinho local, mais português…”, afirmou.

Entre os outros tópicos abordados na conversa, destaque também para as questões de sustentabilidade que estão a ser trabalhadas pela Burger King, mas também para a forma como Domingos Esteves olha para a tecnologização do retalho.

Para ouvir o episódio, basta seguir a ligação.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever