As principais razões de preferência são o sabor (66%), a doçura (22%) e o seu tamanho. Conhecida por 98% da população e com nível de referência espontânea de 55% a Banana da Madeira é também a marca com nível de notoriedade mais elevado do setor.
No que diz respeito à experimentação 90% da população já experimentou a Banana da Madeira, sendo consumo habitual para 48% e frequente para 31%.
“No decurso do segundo ano do projeto estamos a trabalhar com foco no crescente conhecimento público das RUP, as regiões ultraperiféricas do continente europeu, e das suas vantagens competitivas, nomeadamente ao nível da certificação europeia da qualidade dos seus produtos agrícolas, alavancando o seu conhecimento através da promoção do consumo da Banana da Madeira. Falar de regiões ultraperiféricas é falar de locais, de geografias, de origens. Associar a Banana da Madeira à sua origem, é promover a região da Madeira, logo, a região ultraperiférica de onde provém.” , explica Jorge Dias, porta-voz da Banana da Madeira.