Quantcast
APED

Augusto Mateus: Processo de ajustamento que Portugal está a fazer é o maior desde a Segunda Guerra Mundial

Augusto Mateus: Processo de ajustamento que Portugal está a fazer é o maior desde a Segunda Guerra Mundial

Augusto Mateus falava na sua intervenção no encontro europeu do sector do comércio, dedicado ao “Papel do Comércio Moderno na Retoma Económica”, que decorreu hoje (28 de janeiro) em Lisboa, organizado pelo EuroCommerce e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

O antigo ministro da Economia do governo de António Guterres indicou e que os 44 meses que Portugal vai precisar para cumprir o ajustamento “é o maior [ajustamento] desde a Segunda Guerra Mundial”.

Este “é o ajustamento mais intenso em termos de sacrifício de nível de vida e de consumo”, afirmou Augusto Mateus, adiantando que este ano Portugal vai ter um consumo global 12,3% inferior ao que existia em 2008.

 

Isto porque “o mundo mudou muito, a concorrência aumentou e porque em Portugal prestámos pouca atenção a essa mudança”. A sociedade portuguesa “fechou-se muito, dedicou-se muito às autoestradas, estádios de futebol, casas, centros comerciais. Fechou-se para dentro, temos uma crise de competitividade”, disse, acrescentando que as atividades em Portugal “tornaram-se cada vez mais internacionais”, mas os recursos não foram afetos a elas.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever