Quantcast
Sustentabilidade

Auchan destaca compromisso com a sustentabilidade

A Auchan Retail Portugal destaca, numa retrospetiva do ano de 2020, o compromisso com a questão da sustentabilidade e com a redução dos impactos decorrentes da sua atividade.

“Apesar de 2020 ter sido um ano muito desafiante, […] não deixámos de procurar, todos os dias, soluções sustentáveis que permitam ao consumidor fazer escolhas mais conscientes e ponderadas, minimizando os riscos ambientais e promovendo uma economia circular, em prol do Planeta”, refere a empresa.

No ano passado, a empresa reforçou a aposta na produção nacional e local, “dando cumprimento a um compromisso já com 25 anos de vida”. Atualmente, a Auchan trabalha com mais de 100 produtores locais, sobretudo pequenos produtores, que produzem mais de 700 dos artigos comercializados.

“Cerca de 90% das nossas compras são feitas a fornecedores nacionais e a maioria dos nossos frescos são de origem portuguesa”, adianta.

Para reforçar este apoio, a Auchan disponibilizou nas suas lojas pontos de recolha destinados aos produtores locais, facultando-lhes mais uma alternativa – PickUp Local – para que consigam escoar as suas mercadorias.

A empresa tem procurado, igualmente, desenvolver uma produção controlada, assente numa política de responsabilidade social, que apoia a comunidade e os pequenos produtores.

“Este é um modo de produção mais sustentável, que respeita o ambiente e a biodiversidade, o bem-estar animal e o desenvolvimento social, e que procura satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer o futuro”, esclarece.

No combate ao desperdício alimentar, a Auchan assume estar a trabalhar “de perto” com parceiros como a “Zero Desperdício”, que assegura “a relação com uma rede de instituições que recebem doações alimentares de produtos perto do final da validade”. A empresa tem também uma parceria com a “Too Good To Go”, a qual já permitiu salvar mais de 24 mil produtos do desperdício, evitando a emissão de perto de 61 mil kg CO2 equivalentes. A Auchan disponibiliza ainda aos clientes a venda avulso, com mais de 600 referências de produtos.

“Na área self-discount, vendemos também frutas e legumes com características estéticas que, por norma, retirariam estes produtos do circuito comercial. Disponibilizamos ainda, a preços de desconto, produtos cuja data de validade se aproxima do fim. Por fim, efetuamos uma gestão operacional rigorosa (como o controlo da temperatura dos alimentos) para minimizar qualquer desperdício, e apostamos na formação e sensibilização dos colaboradores para esta questão”, acrescenta.

Já do ponto de vista tecnológico, a Auchan colocou à venda os primeiros produtos alimentares com recurso à tecnologia blockchain. Através de um código QR, esta tecnologia permite aceder a todo o percurso de vida de um artigo, desde a terra até ao prato do consumidor, representando “um benefício em matéria de transparência e segurança alimentar”.