Quantcast
Retalho

Asda volta a ser o ‘número 2’ no Reino Unido

Asda supermercado Reino Unido

A Asda voltou a conquistar o segundo lugar no pódio dos maiores supermercados do Reino Unido depois de ter perdido o lugar durante um mês para a Sainsbury. A cadeia de retalho alimentar tem agora uma quota de mercado de 16,6%, um valor ligeiramente superior em relação aos 16,3% da Sainsbury, mas ainda assim mais de dez pontos percentuais atrás do líder de mercado, a Tesco (28,3%), segundo números da Kantar Worldpanel.

De acordo com o The Telegraph, a Asda registou perdas de 2,5% nas vendas durante as 12 semanas que antecederam ao passado dia 16 de agosto e uma quebra de 0,6% na sua quota de mercado no Reino Unido.

Mas a empresa não está sozinha nas perdas. A Sainsbury foi a única dos quatro maiores supermercados do Reino Unido a conseguir manter-se em terreno positivo durante o período em análise, com um crescimento nas vendas de 0,1%, o seu primeiro crescimento desde março deste ano.

Na Tesco, as vendas caíram 0,9% nas 12 semanas em análise e na Waitrose, que se mantém cada vez mais perto dos ‘maiores’ e que em junho lançou uma campanha que oferece aos seus consumidores a possibilidade de escolherem os produtos nos quais querem um desconto de 20%, as vendas viram um aumento de 3,7%.

Os discounters, por outro lado, têm sido consistentes com fortes resultados, com o Lidl a conquistar um aumento de 12,8% nas vendas e o Aldi a conseguir 18%, resultados que em conjunto lhes garantem neste momento uma quota de mercado de 9,7% no retalho alimentar do Reino Unido, segundo o The Telegraph.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever