O objetivo desta iniciativa é premiar a inovação feita no setor do retalho em Portugal e dar visibilidade às empresas que o identificaram como uma oportunidade de crescimento e competitividade, segundo a APED.
Os galardões serão atribuídos em três categorias: inovação de produto e de marca, na qual são considerados produtos e marcas-própria disponíveis no mercado que proporcionem valor, bem-estar e conveniência ao consumidor, inovação no serviço ao cliente, que distingue serviços e processos que criem excelência no serviço ao cliente e inovação e sustentabilidade, na qual serão avaliados projetos ou iniciativas que contribuam para a redução da pegada ecológica ou para promover o consumo sustentável.
A estes prémios podem candidatar-se empresas do sector do retalho, associadas da APED e entidades parceiras dos associados, em candidatura conjunta.
A atribuição dos prémios será decidida por um júri do qual fazem parte, para além do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED, António Costa, diretor do Diário Económico, Carlos Coelho, fundador e presidente da Ivity Brand Corp, Carlos Liz, fundador e Partner Ipsos Apeme e João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal.
A entrega é feita no dia 25 de março, no final do primeiro dia do V Congresso da Distribuição Moderna, a decorrer no Museu do Oriente, em Lisboa.