A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) critica a SIBS por não assumir responsabilidade pela falha ocorrida na rede, sexta-feira passada, levando ao corte dos serviços de pagamento com Multibanco e cartões de crédito em milhares de lojas.
O “apagão” deu-se entre as 15h30 e as 18h30, deixando milhares de lojas reduzidas a serviços mínimos. Tendo em conta a época do ano e o dia da semana, esta falha prejudicou as operações de loja ao nível das vendas e dos serviços prestados aos consumidores.
Não foi a primeira vez que aconteceu uma falha deste tipo e a APED teme que não seja a última, uma vez que as próximas três semanas correspondem ao período do ano com maior afluência dos consumidores às lojas e de maior intensidade de utilização de pagamentos electrónicos.
A APED, em nome das cem empresas suas filiadas e dos milhões de clientes, exige à SIBS, como única prestadora deste serviço, que crie as condições necessárias para evitar a repetição destas interrupções dos seus serviços.