Quantcast
compras

71% dos portugueses dizem comprar menos do que há cinco anos

Permanência dos consumidores nas lojas é influenciada por temperatura

71% dos consumidores portugueses dizem comprar menos agora do que há cinco anos atrás, uma percentagem acima da média europeia (52%). A conclusão é do mais recente estudo do Observador Cetelem, que indica que os portugueses são os consumidores europeus que mais afirmam ter reduzido as compras por impulso (74% vs média europeia de 56%), apontado a crise como fator para essa mudança.

Quando comparada com a situação vivida há cinco anos atrás, a maioria dos portugueses inquiridos diz que atualmente compra menos do que antes e apenas 15% referem comprar mais agora. Ainda assim, só 38% dos consumidores portugueses consideram que a sua forma de comprar mudou ao longo dos últimos cinco anos, menos do que a média europeia, que se situa nos 62%.

 

A situação financeira pessoal (57%) e a crise económica do país (55%) são os fatores mais referidos pelos portugueses para explicar a redução das compras e mudança no comportamento de consumo.

“Apesar de serem poucos os que consideram ter alterado o comportamento de compra, a verdade é que os portugueses colocaram um travão no consumo. Os consumidores confirmam a intensidade das restrições ao poder de compra com uma grande percentagem a confessar comprar menos do que há cinco anos. E é com o efeito da crise que os portugueses mais justificam esta evolução do consumo”, afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever