Vinhos

Vinhos portugueses cada vez mais procurados pelos retalhistas internacionais

BGC crescem 8% na Páscoa à boleia das Bebidas

A ViniPortugal vai levar 40 produtores nacionais de vinhos à Vinexpo, que decorre entre os dias 18 e 21 de junho em Bordéus, França. Portugal estará presente numa área de exposição com 300 metros quadrados e com um total de 450 vinhos.

De acordo com a ViniPortugal, que estará presente no evento através da marca Wines of Portugal, “a singularidade dos vinhos portugueses será apresentada, “estando garantida a presença de produtores de todas as principais regiões do país – Vinho Verde, Porto e Douro, Dão, Bairrada, Alentejo, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal e Madeira – que serão apresentados aos visitantes através de visitas personalizadas aos espaços promocionais”.

França é o principal destino mundial dos vinhos portugueses e o quinto destino dos vinhos não-fortificados. Em 2016, as importações do vinho português para França aumentaram 0,6% em valor, totalizando 110,8 milhões de euros, e 3,9% em volume, comparativamente ao período homólogo em 2015, revela a ViniPortugal. De acordo com dados apresentados esta semana pelo Instituto da Vinha e do Vinho, no primeiro trimestre deste ano, França manteve-se o principal destino dos vinhos nacionais.

Portugal é neste momento apontado como uma tendência para o futuro do setor vitivinícola, sendo reconhecido no panorama internacional pela qualidade e autenticidade dos seus vinhos. Em 2016, 43% de todos os vinhos nacionais submetidos ao Wine Spectator receberam uma pontuação acima de 90 pontos. Por outro lado, a ViniPortugal refere que os principais retalhistas internacionais têm vindo a revelar-se atentos a Portugal, colocando este mercado entre as prioridades para a expansão do portefólio.

Um estudo levado a cabo pela Universidade de Geisenheim, da Alemanha, junto de cerca de 1500 especialistas do setor vitivinícola de mais de 60 países revelou que Portugal é o quarto país mais procurado pelos retalhistas internacionais que desejam incluir vinhos de novos países na sua gama de produtos. No que se refere a retalhistas alemães, o estudo revela que Portugal é o segundo mercado mais procurado, ficando apenas atrás da Áustria.

Para além disso, Portugal foi recentemente classificado dentro do Top-5 dos destinos vitivinícolas do mundo, com as regiões do Douro e do Alentejo a serem constantemente apontadas como destinos de topo pelas publicações Travel+Leisure e Wine Enthusiast.

4 Comments