A Huawei anunciou esta segunda-feira (4 de abril) os seus resultados financeiros de 2015, onde reporta uma receita anual de 60,8 mil milhões de dólares, um crescimento de 37% referente às suas três áreas de negócio: Carrier, Enterprise e Consumer Business Groups (BGs). O lucro da companhia atingiu um total de 5,7 mil milhões de dólares, mais 33% face ao período homólogo.
Guo Ping, diretor e CEO da Huawei, refere que “a Huawei deve o seu crescimento ao seu trabalho na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que tem força na criação de valor para os nossos clientes pelo mundo inteiro, o que consequentemente gera também valor para a empresa. Em parte, o nosso sucesso é também produto direto do foco estratégico e o forte investimento em inovação. Ao longo dos próximos três a cinco anos, iremos concentrar-nos em aumentar a conetividade, permitir o desenvolvimento em indústrias verticais e redefinir as capacidades de rede. Com uma abordagem aberta e colaborativa, e um compromisso de partilharmos o nosso sucesso, iremos trabalhar com os nossos consumidores e parceiros para maximizar o desenvolvimento das oportunidades na indústria. Juntos iremos construir um mundo interligado.”
Em 2015, todos os segmentos de negócio da Huawei apresentaram crescimentos. A Carrier BG gerou uma receita anual de 35,8 mil milhões de dólares, um aumento de 21% que está associado ao desenvolvimento da rede 4G. A Enterprise BG, por sua vez, viu as suas receitas anuais crescerem para 4,3 mil milhões de dólares, um incremento de 44% que terá sido impulsionado pelos sectores “de segurança pública, financeiros, de transportes e de energia.”
Ainda assim, a Huawei Consumer BG foi o segmento da companhia que mais cresceu, gerando uma receita anual de 19,9 mil milhões de dólares, mais 73% do que em 2014. “Este aumento foi um resultado direto da maior procura por produtos de alta qualidade que permitem uma experiência premium aos seus utilizadores. É também o crescimento da influência da marca Huawei no mercado de consumo”, indica a empresa.
Sabrina Meng, CFO da Huawei, indica que “fechámos 2015 com uma posição financeira robusta, com um cash flow estável, aumentámos o numerário disponível, e realizámos um controlo de riscos eficiente. Em 2016, vamos continuar a focar-nos na nossa estratégia principal, mantendo o consumidor como foco em tudo o que fazemos. Iremos avançar com projetos de gestão transformadores em preparação para o futuro, e continuaremos a aumentar a eficiência das nossas operações para assegurar um crescimento sustentável”.