Produção

Niepoort lança Vintage especial pelos 100 anos das Caves S. João

Niepoort_Caves_Sao_Joao

A Niepoort produziu um Vintage 2017 especial para celebrar os 100 anos das Caves S. João, numa criação que homenageia a matriz inicial das Caves S. João, nos anos 30.

A amizade está na base deste ‘vintage’. Desde os anos 60 que os irmãos Luís e Alberto Costa eram muito amigos de Rolf Niepoort, quarta geração da família à frente desta casa de vinhos do Douro, e que dirigiu entre a década de 1960 e 1997. Inspirado por essa forte ligação, as Caves S. João pediram à Niepoort um vinho especial para o seu Centenário, que comemora ao longo de 2020. Assim nasceu o vinho “100 anos de História”, que ontem se lançou por ocasião desta efeméride tão significativa desta casa da Anadia.

“Fizemos um lote especial para estes 100 anos – e a escolha recaiu no ano de 2017, por ser um ano tão emblemático para a Niepoort, e de elevada qualidade. Este lote é feito a partir de vinhas centenárias – o que para esta ocasião, fazia todo o sentido -, 100% fermentado em lagar, com pisa a pé e 100% de uva inteira”, explica Dirk Niepoort, diretor-geral da Casa Niepoort.

“Há dez anos que se começou a pensar no projeto de celebração do Centenário das Caves S. João”, explica, por sua vez Célia Alves, gerente das Caves S. João. “Dada a riqueza da História das Caves, optámos por lançar um vinho por década, contando assim a História da nossa Casa e as diferentes fases pelas quais passou. Desses 11 vinhos, o “100 Anos de História”, Vintage feito pela Niepoort e revelado no dia do centenário, acaba por ser o fecho de ciclo perfeito, pois regressa aos primórdios das Caves, quando o negócio passava pelo comércio de vinhos do Douro e do Porto.