Quantcast
Produção

Empresas portuguesas colaboram na produção de casaco que ‘devolve’ oxigénio

A Stream and Tough Guy, agência de publicidade com sede em Lisboa, aliou-se à Azgard9, fabricante de denin, e à This is Pacifica, empresa de design de Matosinhos, para a criação do conceito por detrás de uma peça de roupa que promete revolucionar a indústria.

Segundo o explicado em comunicado, o “CO2AT” é uma peça de roupa, produzida em parceria com o laboratório inglês, Post Carbon Lab, capaz de produzir oxigénio. “O seu capuz é tratado com pigmentação microbiana comportando-se, assim, como uma planta ao utilizar microorganismos fotossintéticos – um processo através do qual as plantas absorvem dióxido de carbono que transformam posteriormente em glicose e oxigénio”.

De acordo com o anunciado, através deste processo, “durante o seu ciclo de vida, a peça liberta oxigénio, melhorando o ambiente imediato do utilizador, impacta positivamente o meio ambiente e produz, aproximadamente, a mesma quantidade de O2 que um carvalho”.

“Quando colocamos o futuro antes da moda, estamos a tentar antecipar no tempo aquele que pode ser o melhor futuro possível, daí a ideia de criar e enviar para grandes marcas de moda uma simulação de como poderia ser uma peça de roupa da sua coleção outono / inverno 2043, se toda a indústria trabalhasse em conjunto”, afirma Miguel Durão, Creative Partner da Stream and Tough Guy.

“O maior avanço que o CO2AT oferece é a compreensão de que a natureza já possui toda a tecnologia com a qual iremos projetar o futuro. Isso prova que baterias, painéis e outras parafernálias caras não são obrigatórias para produções sustentáveis, quando podemos literalmente respirar em sincronia com as nossas roupas”, acrescenta Filipe Mesquita, Creative Director da This is Pacifica.