A DS Smith lançou a Fanfold, uma placa contínua de cartão canelado, vincada e dobrada como um acordeão. Este material de embalagem destina-se a empresas que pretendem embalar vários produtos com diferentes tamanhos e quantidades.
O objetivo é substituir os vários formatos de embalagem individuais permitindo a otimização do armazenamento e a simplificação da gestão de stocks e encomendas. Devido à possibilidade de adaptação da embalagem, segundo a DS Smith, deixa de ser necessária a utilização de enchimento adicionais, bem como o uso de metais nas embalagens, como agrafos.
“O fanfold é a solução ideal para quem trabalha com um grande número de referências diferentes. Ajuda-os a reduzir o stock e a obter embalagens personalizadas à medida das suas necessidades e sem quebras de produção. Por outro lado, ao tratar-se de uma solução com possibilidade de impressão permite alcançar melhorias em termos de prazos de entrega, com a criação de embalagens on demand prontas a usar. Com base neste modelo de produção as empresas podem reduzir os custos de embalagem em até 30%”, explica Américo Rocha, diretor geral da DS Smith Packaging Portugal.
A DS Smith reforça ainda o caráter sustentável das embalagens, afirmando que o Fanfold “permite reduzir o desperdício de material e produzir embalagens que provocam um menor impacto ambiental ao serem 100% recicláveis”.