O Lidl e a GLOBALG.A.P., sistema de certificação, juntaram forças para desenvolver nova norma de certificação que tem como objetivo proteger a biodiversidade no cultivo de frutas e legumes.
A nova norma de certificação – “Add-On BioDiversity”- envolve a identificação de matérias-primas cujo cultivo está associado a riscos elevados para a biodiversidade, tendo inclusive sido desenvolvida uma ferramenta especificamente para esta finalidade. Através desta parceria, serão auditados mais de 250 produtores de diferentes países, numa primeira fase, sendo que, posteriormente, é pretendido que o programa seja alargado a todos os produtores europeus de frutas e legumes.
“A inclusão da primeira certificação de biodiversidade, na produção convencional de frutas e legumes a nível europeu, demonstra o quanto esta iniciativa e parceria são importantes. Com esta nova norma conseguimos estabelecer requisitos mínimos para a biodiversidade em todo o setor. Este é um momento simbólico na nossa ambição de liderar a mudança na indústria, dando resposta a um dos maiores desafios dos nossos tempos: a conservação da biodiversidade”, explica o Administrador de Compras do Lidl Portugal, Bruno Pereira.
Os critérios destas auditorias incluem:
- o plano de ação para a diversidade de cada produtor;
- acesso a formação, partilha de conhecimento e aconselhamento específico;
- potenciais sinergias;
- gestão integrada de pesticidas;
- planos de gestão de solos e nutrientes;
- gestão de águas residuais e proteção de fontes de água.