Quantcast
Sustentabilidade

“Add-On BioDiversity” é a nova certificação de biodiversidade do Lidl e da GLOBALG.A.P

“Add-On BioDiversity” é a nova certificação de biodiversidade do Lidl e da GLOBALG.A.P

O Lidl e a GLOBALG.A.P., sistema de certificação, juntaram forças para desenvolver nova norma de certificação que tem como objetivo proteger a biodiversidade no cultivo de frutas e legumes.

A nova norma de certificação – “Add-On BioDiversity”- envolve a identificação de matérias-primas cujo cultivo está associado a riscos elevados para a biodiversidade, tendo inclusive sido desenvolvida uma ferramenta especificamente para esta finalidade. Através desta parceria, serão auditados mais de 250 produtores de diferentes países, numa primeira fase, sendo que, posteriormente, é pretendido que o programa seja alargado a todos os produtores europeus de frutas e legumes.

 

“A inclusão da primeira certificação de biodiversidade, na produção convencional de frutas e legumes a nível europeu, demonstra o quanto esta iniciativa e parceria são importantes. Com esta nova norma conseguimos estabelecer requisitos mínimos para a biodiversidade em todo o setor. Este é um momento simbólico na nossa ambição de liderar a mudança na indústria, dando resposta a um dos maiores desafios dos nossos tempos: a conservação da biodiversidade”, explica o Administrador de Compras do Lidl Portugal, Bruno Pereira.

Os critérios destas auditorias incluem:

  • o plano de ação para a diversidade de cada produtor;
  • acesso a formação, partilha de conhecimento e aconselhamento específico;
  • potenciais sinergias;
  • gestão integrada de pesticidas;
  • planos de gestão de solos e nutrientes;
  • gestão de águas residuais e proteção de fontes de água.