A European Payments Initiative (EPI) lançou uma nova carteira digital, chamada Wero, já operacional na Alemanha, Bélgica e França, prometendo ser a primeira solução de pagamento unificada da Europa.
A solução permite pagamentos internacionais em toda a Europa Ocidental e conta o apoio de 16 bancos europeus e dois acquirers, incluindo o BNP Paribas, Deutsche Bank AG e Worldline AG.
“O lançamento do Wero marca um passo importante para melhorar a independência financeira da Europa. Outras funcionalidades se vão seguir, estabelecendo o Wero como uma solução central para todas as transações”, afirmou o presidente da EPI, Joachim Schmalzl.
E continua: “o nosso objetivo é desenvolver, de forma sustentável, esta solução inovadora, abrindo caminho para um futuro de pagamentos digitais seguros e eficientes na Europa”.
A European Payments Initiative anunciou, em julho, que o seu primeiro serviço se iria concentrar em transações entre pessoas, permitindo que os utilizadores transferissem fundos em 10 segundos, usando um número de telefone, um endereço de e-mail ou um QR code gerado por uma aplicação, sem a necessidade de um IBAN.
De acordo com a EPI, este serviço funciona como um débito direto entre bancos e está disponível 24 horas, 7 dias por semana, sem custo adicional. Desta forma, o Wero também permite que os utilizadores tenham uma visão geral do seu saldo e dos gastos em tempo real.
A urgência em desenvolver um serviço europeu independente de pagamentos transfronteiriços intensificou-se nos últimos anos, principalmente após a suspensão dos serviços Visa e Mastercard na Rússia em resposta à invasão da Ucrânia, em 2022.
De acordo com a EPI, essa situação expôs vulnerabilidades na dependência da Europa por sistemas de pagamento externos e não europeus, ressalvando a necessidade de uma maior soberania financeira europeia.
 “O Wero, com os seus recursos de pagamento instantâneos e o apoio dos principais bancos europeus, tem uma base sólida para desafiar concorrentes americanos como Visa, Mastercard e PayPal”, explicou a EPI.
No entanto, a European Payments Initiative também frisa que, para ter sucesso, a Wero vai precisar de uma ampla promoção e adoção por parte do consumidor, assim como expandir os seus serviços a mais mercados europeus.