Quantcast
banca

Gmail já permite fazer pagamentos no telemóvel

email

O serviço de correio eletrónico da Google ganhou uma nova funcionalidade, na versão para Android. Passou a ser possível usar o Gmail no telemóvel para fazer transferências de dinheiro. A operação concretiza-se como se os utilizadores estivessem a trocar um simples anexo.

Para usar a funcionalidade é preciso criar uma mensagem, escolher a opção juntar anexo, que passa a apresentar a possibilidade de enviar ou solicitar dinheiro. Aí é definido o valor a transferir ou a solicitar. Também é possível anexar uma fatura, no caso de a funcionalidade ser usada para requisitar um pagamento, ou juntar algum texto. Quando recebe a mensagem, o destinatário pode confirmar a operação, reclamando o dinheiro ou escolhendo um método de pagamento.

 

No suporte a esta nova funcionalidade está o Google Wallet, a carteira digital da Google, embora quem utiliza a funcionalidade não tenha necessariamente de ser cliente do serviço. Por exemplo, alguém a quem seja solicitado um pagamento por esta via, pode fazê-lo recorrendo a outras opções, como a transferência bancária, cartão de crédito ou internet banking.

Um boa notícia é o facto de a utilização do serviço não estar sujeita a quaisquer taxas. Menos positivo é que, por enquanto, a funcionalidade só pode ser usada nos Estados Unidos. Vale no entanto a pena sublinhar, que é prática comum da gigante do software usar o mercado doméstico para lançar novidades, que rapidamente escala par outras geografias. A versão para computador do serviço de correio eletrónico da Google já suportava a possibilidade de fazer pagamentos.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever