A Coviran obteve em 2016 vendas brutas sob insígnia de 1260 milhões de euros, mais 4% face ao período homólogo. Os resultados operacionais foram apresentados pela empresa esta quarta-feira (22 de março) em Madrid e indicam que em Portugal, as vendas atingiram os 106 milhões de euros. O mercado espanhol registou vendas de 1154 milhões de euros.
De acordo com a companhia, “o volume de negócios também incrementou, neste caso, cerca de 4%, alcançando 660 milhões de euros”. “Estes valores reforçam a estabilidade e envolvência do modelo de negócio que desenvolve a Coviran e reporta uma quota de mercado sob a insígnia de 2,09% em Espanha e de 0,84% em Portugal. Se só tivermos em conta os estabelecimentos com máximo de 1000 metros quadrados, esta quota eleva-se a 5,75% em Espanha e 2,15% em Portugal”, acrescenta a empresa.
Em relação ao investimento realizado ao longo de 2016, a cooperativa e os seus sócios aplicaram cerca de 19 milhões de euros na melhoria e modernização dos pontos de venda da Coviran.
“Se verificarmos as magnitudes financeiras, novamente a Coviran mantêm o seu crescimento como em exercícios anteriores: obteve um benefício antes dos impostos de 1,27 milhões de euros, 4,3% mais que em 2015, apesar de que o benefício neto tenha alcançado 1,04 milhões de euros, 13% maior”, acrescenta a empresa.
Atualmente, a Coviran conta com 2775 sócios na Península Ibérica – 2543 em Espanha e 232 em Portugal, e recentemente abriu uma nova plataforma de distribuição em Tenerife com o objetivo de se tornar “numa referência insular da distribuição de alimentação independente”.
“Em 2016 atingimos bons resultados, que nos posicionam como uma referência no formato do supermercado de proximidade e como a melhor solução para os retalhistas e empresários independentes deste sector. O crescimento das nossas principais magnitudes financeiras afiança a solidez da nossa companhia. Crescemos 4% em vendas brutas sob a insígnia, alcançando os 1260 milhões de euros e seguimos crescendo a superfície constante e em quota de mercado. Temos percorrido muitos territórios de Espanha, como Catalunha, Canárias, Madrid ou Galicia, também em Portugal e não perdemos de vista Marrocos face a 2019 no entanto, sobre tudo, vamos continuar a trabalhar para melhorar os serviços aos nossos sócios, para que sejam mais fortes e mais competitivos, dando a melhor resposta ao cliente”, defende Luis Osuna, presidente-CEO do Grupo Coviran.