Quantcast
Pagamentos

36% da Geração Z prefere fintechs em vez de bancos para fazer pagamentos online

36% da Geração Z prefere fintechs em vez de bancos para fazer pagamentos online iStock

De acordo com um relatório da PYMNTS Intelligence, 36% dos consumidores com idade entre os 18 e os 24 anos preferem um serviço fintech em vez de um serviço disponibilizado por um banco para efetuar pagamentos online.

O relatório, intitulado “Modular Design: Can Composable Baking Find Favor With FIs?”, refere que, à medida que as soluções digitais se tornam cada vez mais utilizadas, as instituições financeiras tradicionais enfrentam um desafio crescente no que toca a concorrência, nomeadamente por parte das fintechs, com os consumidores mais jovens a preferirem serviços financeiros personalizados em vez de ofertas estáticas dos bancos tradicionais.

 

Segundo o estudo, esta tendência reflete uma insatisfação clara por parte do público mais jovem com os serviços bancários existentes, com mais de 75% dos consumidores a indicarem que considerariam trocar instituições financeiras tradicionais por outras ofertas mais atrativas, o que representa um aumento de 52% face ao mesmo inquérito realizado há três anos.

Esta mudança para fintechs pode ser atribuída a taxas mais baixas e condições financeiras mais atrativas, com a análise a avançar que os consumidores que mantêm contas primárias em bancos exclusivamente digitais também são mais propensos a usar esses bancos para serviços de crédito.

 

“À medida que as instituições bancárias tradicionais lutam para reter clientes, a urgência em inovar torna-se clara e a falha em se adaptarem pode levar a uma saída em massa de consumidores para alternativas mais ágeis”, indica o relatório.

De acordo com a análise, quase 40% dos clientes consideram que as velocidades de processamento de pagamentos dos seus bancos são deficitárias e que os custos de manutenção de sistemas têm vindo a aumentar.

 

O estudo realça ainda que, embora os bancos reconheçam a necessidade de mergulharem na transformação digital, menos de um terço está empenhado a investir em novos ecossistemas digitais.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever