A Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) assinou, recentemente o Memorando de Entendimento relativo à informação sobre o valor energético, ingredientes e composição nutricional das bebidas espirituosas vendidas na Europa.
O sector das Bebidas Espirituosas compromete-se, assim, a disponibilizar nos rótulos e online, informação sobre o valor energético, lista de ingredientes e composição nutricional das bebidas espirituosas.
O memorando determina que, até final do ano 2020, uma em cada quatro garrafas deverá incluir esta nova informação, peso que deverá aumentar para 50% e 66%
João Vargas, secretário-geral da ANEBE, evidencia o “pioneirismo” do setor e do país, salientando que “somos dos primeiros a assumir voluntariamente, antes do tempo estabelecido pela Comissão Europeia, a disponibilização desta informação”. Isto apesar “do esforço adicional decorrente dos desafios financeiros e logísticos associados ao processo”, conclui.
A assinatura do memorando pela ANEBE representa um passo adicional no compromisso dos produtores portugueses com a adoção dos novos rótulos, com a defesa do consumidor e com a divulgação da informação nutricional, princípios primordiais da indústria de bebidas espirituosas em Portugal.