A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) desenvolveu um conjunto de orientações para os seus Associados com vista à reabertura do Retalho Especializado, disponíveis aqui.
Este documento tem como objetivo o reforço de ações e de medidas que visem garantir a segurança, saúde e bem-estar de colaboradores e de consumidores.
Estas recomendações, facultativas e complementares à legislação em vigor, estão em linha com as disposições estabelecidas pelo Governo na Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril, que estabelece a retoma gradual das atividades económicas, e têm também por base um conjunto de medidas já aplicadas com sucesso nos espaços de retalho alimentar.
De referir que as atividades e prestação de serviços ao público, integradas no setor não-alimentar, foram retomadas conforme definido na Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril, e de forma gradual, mediante disposições estabelecidas pelo Governo. Como tal, é prioridade que, agora, seja feito um reforço de ações e de medidas que visem garantir a segurança, saúde e bem-estar de colaboradores e de consumidores. Um passo relevante para fortalecer o importante sentimento de confiança e conforto num setor que, desde sempre, primou pela excelência no contacto com os seus clientes
Neste sentido, importa também sublinhar que as presentes medidas, de carácter facultativo e complementar à legislação, são uma extensão das práticas já em execução desde o início da pandemia e que foram solidificadas previamente no documento da APED COVID-19: Orientações gerais para os associados e, na sua maioria, aplicadas com sucesso nos espaços de retalho alimentar, que permaneceram abertos para dar resposta às necessidades básicas dos consumidores.