Quantcast
Retalho

Shoppers dos países emergentes impulsionam mudanças no retalho

Mobile shopper Distribuição Hoje

Os shoppers de mercados emergentes como a Índia, Brasil e Turquia adotam a tecnologia mobile e outras inovações de forma mais rápida do que os shoppers de mercados mais desenvolvidos, impulsionando as mudanças no setor do retalho.

A conclusão é de um estudo conduzido pelo Planet Retail e pela Oxford Saïd Business School que foi apresentado ontem (8 de setembro) na 9ª edição do World Retail Congress, que está a decorrer em Roma.

Os resultados mostram que os retalhistas mais bem-sucedidos são aqueles que estão a conseguir encontrar formas de responder a um consumidor-tipo cada vez mais móvel e conectado.

“Os clientes dos mercados emergentes estão menos preocupados com a localização de uma loja à medida que cada vez mais escolhem fazer as suas compras através de dispositivos móveis do que em loja. Existe uma procura significativa por soluções de shopping inovadoras como os pagamentos móveis. A principal preocupação destes consumidores quando compram é a confiança numa marca e os social media desempenham um papel significativo ao encorajar a decisão de compra”, revela o estudo agora divulgado.

Segundo o estudo, a Índia e na China, 67% e 57%, respetivamente, das decisões de compra são influenciadas pelos social media, ao contrário da Europa, dos EUA e da Austrália, onde os social media apenas impactam 27%, 24% e 23% das decisões de compra, respetivamente.

Em contraste, os consumidores de mercados mais desenvolvidos como os Estados Unidos da América e o Reino Unido ainda consideram a localização de uma loja o fator mais importante quando interagem com uma marca e são “menos avançados” nas suas interações através de dispositivos móveis.

O estudo identifica ainda a conveniência como um fator chave em todos os mercados. “Os consumidores querem uma conexão intuitiva e fluída entre as lojas e a experiência online e o elemento crucial do sucesso de qualquer retalhista é saber finalizar a compra”, defende.

Ian McGarrigle, Chairman do World Retail Congress, refere que “este estudo mostra de forma muito clara que os consumidores estão a impulsionar a mudança do setor e que os retalhistas devem focar-se na inovação em todos os canais”.

Nick Everitt, Global Insight and Strategy Director do Planet Retail, conclui referindo que “existem boas oportunidades para os retalhistas, mas o setor terá que enfrentar processos complexos e caros para responder às necessidades deste novo consumidor.”

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever