O setor da Distribuição é um dos que apresenta os piores resultados em matéria de digitalização e transformação digital. A conclusão é de um estudo da Impacting Digital, que analisou mais de 500 empresas nacionais, desde organizações cotadas no PSI20 a startups.
De acordo com o estudo, “na componente cultural, relativa à visão de cultura digital, o coeficiente do setor da Distribuição fixou-se nos 3,29 pontos num máximo de 5 (média geral de 3,52), a pior pontuação entre os 11 setores de atividade – Educação, Automóveis e Transportes, Saúde e Farmácia, Tecnologia, Indústria, Retalho, Banca, Financeiras e Seguros, Telecomunicações e Media, Construção e Setor Público. Do mesmo modo, o coeficiente tecnológico – implementação – foi de 2,07 pontos (média geral de 3,11), também o mais negativo. O setor obteve, assim, um coeficiente global de 2,69 pontos (média geral de 3,48 pontos) e ocupa o fundo da tabela.”
No que diz respeito ao nível de contribuição do digital para o negócio, o setor da Distribuição é também o que ocupa o último lugar, apresentando também os piores resultados quando as empresas são questionadas sobre a visão partilhada por todos os colaboradores, o compromisso corporativo de melhoria contínua das estratégias de transformação digital, a utilização de cloud services e a visão das redes sociais como uma parte integrante do negócio.
“Os setores da Educação, da Saúde e Farmácia, da Tecnologia e o setor público apresentam-se entre os mais bem preparados para uma transformação digital. No lado oposto da balança, surge, imediatamente a seguir à Distribuição, o setor da Construção, com coeficientes cultural e técnico abaixo da média geral. No cômputo geral, os resultados demonstram que as organizações nacionais estão a orientar-se cada vez mais para uma cultura de desenvolvimento das ferramentas tecnológicas e que já se verifica, em muitos casos, a implementação efetiva”, indica ainda o documento.
50% das empresas ouvidas dizem que “há um claro compromisso dos administradores e CEO em desenvolver uma estratégia de transformação digital e que são estes os impulsionadores da cultura digital nas empresas e sobre os quais recai o poder de decisão sobre esta matéria (80% das respostas). Ainda assim, mais de 40% dos empresários de todos os setores não entende que a visão digital seja totalmente compartilhada por todos os colaboradores.”
No que diz respeito à operacionalização destas estratégias, é ao departamento de marketing que as empresas atribuem mais frequentemente esta função, ainda que cerca de um quinto dos inquiridos respondam que o outsourcing continua a ser um recurso comum.

