Quantcast
Consumo

Gastos com compras de Natal serão os mais altos dos últimos seis anos

centro comercial no Natal Distribuição Hoje

Os portugueses vão gastar mais neste Natal, com o valor médio a dever ser o mais alto dos últimos seis anos. A conclusão é de um estudo realizado pelo IPAM e que indica que, em média, cada português deverá gastar 373 euros, mais 24% do que em 2015 e o valor mais alto desde 2010.

O estudo analisa os comportamentos de consumo dos consumidores nacionais e mostra que 36% dos inquiridos admite gastar mais em compras de Natal este ano, com apenas 16% a indicar que deverá gastar menos do que no ano anterior.

Para além disso, os dados mostram também que “considerando que o valor médio com compras de Natal deverá subir, a fatia do orçamento destinada a presentes continua a circunscrever-se ao núcleo familiar. Apenas 34% planeia oferecer prendas a amigos, o mesmo que em 2015.”

Por outro lado, o estudo mostra que no que diz respeito à escolha dos presentes, as opções continuam a ir para os produtos mais tradicionais: brinquedos (36%) para as crianças e roupa e sapatos (32%) para adolescentes e adultos.

De resto, ficamos também a saber que os consumidores nacionais já não esperam por dezembro para realizar as suas compras de Natal: face a 2015, registou-se um aumento de 12,5% na intenção de compra antes do mês do Natal.

“Pela primeira vez, a percentagem de inquiridos que opta exclusivamente por centros comerciais é a mais baixa com 29,1% em 2016 face a 47% registado em 2011. Apesar dos centros comerciais continuarem a ser os espaços de eleição para as compras de Natal, o estudo do IPAM mostra que os outros locais de compra estão a conquistar cada vez mais a preferência dos portugueses, com o comércio de rua e a internet a registarem valores expressivos, totalizando já 22,5% da intenção de compra”, acrescenta.

Bacalhau continua a ser o rei do Natal

No que diz respeito à compra de produtos alimentares, o documento do IPAM revela que o bacalhau continua a liderar nos bens alimentares escolhidos para a ceia de Natal. Também este ano, o bacalhau será ‘rei’ pelo menos para 66% dos portugueses, seguido dos doces típicos de Natal (60,1%) e do bolo rei (58%).

Por fim, ficamos a saber, com base nos dados recolhidos, que o gasto médio deverá andar na ordem dos 90 euros em bacalhau, sendo que os hipermercados estão no topo das preferências para efetuar esta compra, registando uma significativa percentagem de 66%, logo seguido pelo comércio tradicional com 30%.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever