A MAN esteve durante os últimos dias numa missão com um dos seus novos autocarros elétricos com o objetivo de mostrar o bom desempenho do modelo Lion’s City 12. Em comunicado, a construtora explica que com a viagem que levou a cabo “demonstrou o desempenho de autocarros urbanos totalmente elétricos com uma impressionante viagem através da Europa até Limerick, na Irlanda. Após o seu início na sede da MAN, o autocarro elétrico, desenvolvido em Munique e fabricado em Starachowice, Polónia, chegou à Ilha Esmeralda da Irlanda a 8 de Maio”.
De acordo com o explicado, durante a “Electrifying Europe Tour”, o autocarro urbano de doze metros atravessou oito países em dez dias. Percorreu uma distância total de 2.448,8 quilómetros e consumiu um total de 1.763,7 kWh de energia – ou cerca de 0,72 kWh por quilómetro.
Estes valores, explica a MAN, só foram alcançados graças à tecnologia eficiente do Lion’s City, mas também devido a uma notável taxa de recuperação de 20,8 por cento. A energia para a exigente viagem foi fornecida por seis baterias de iões de lítio (capacidade 480 kWh) no telhado do eBus. A recarga foi efetuada após cada etapa diária; não foi necessária nenhuma carga intermédia.
“Com o passeio, o nosso autocarro elétrico demonstra de forma impressionante que já é possível viajar por toda a Europa sem emissões, de forma fiável e adequada ao uso quotidiano. Para este fim, a nossa equipa visitou metrópoles urbanas, realizou muitas viagens terrestres com uma grande variedade de condições topográficas, e até atravessou uma passagem alpina”, diz Rudi Kuchta, Chefe da Unidade de Negócios Autocarros da MAN Truck & Bus, acrescentando: “O nosso Lion’s City E foi sempre fiável e eficiente na estrada ao longo dos cerca de 2.500 quilómetros. Contudo, a viagem de longa distância, que é atípica para um autocarro urbano, também apresentou uma série de desafios, especialmente quando se tratou das infraestruturas de carregamento”.
Valores totais da MAN eBus Tour:
- Distância total 2448,8 km
- Consumo total de energia 1763,7 kWh
- Velocidade média total 41.0 km/h
- Taxa de recuperação total 20,8%