A gigante sul-coreana da internet NAVER chegou a acordo para adquirir a Wallapop numa operação que avalia a empresa em 600 milhões de euros, com uma valorização pós-investimento estimada em 650 milhões.
De acordo com o comunicado de imprensa, o acordo conta com o apoio da maioria dos acionistas e deverá ser finalizado nos próximos meses, estando ainda sujeito à aprovação das autoridades reguladoras competentes.
A comunicação também sublinha que, com o apoio da NAVER, a Wallapop prepara-se para impulsionar o seu crescimento e inovação no sul da Europa. O novo proprietário trará conhecimento especializado e tecnologia avançada em áreas estratégicas como pesquisa, publicidade e pagamentos.
A Wallapop irá também beneficiar da vasta experiência da NAVER no investimento em plataformas internacionais de consumidor para consumidor (C2C), bem como do seu historial comprovado no apoio ao crescimento de empresas locais. Com esta parceria, a NAVER acredita que a Wallapop está bem posicionada para reforçar e expandir o seu sucesso nos próximos anos.
Segundo a nota de imprensa, a Wallapop continuará a operar a partir da sua sede em Barcelona, sob a liderança do CEO Rob Cassedy, mantendo a sua equipa, marca e foco na comunidade de utilizadores.
Para a NAVER, esta aquisição representa “um passo importante” na consolidação da sua presença na Europa. Ao expandir a sua atuação no comércio eletrónico na região, a empresa poderá também aproveitar o forte crescimento do mercado de bens em segunda mão.
Para Soo-yeon Choi, CEO da NAVER Corp, “a NAVER foi fundada com base no princípio de criar uma internet aberta e diversa com múltiplos intervenientes. Esta parceria com a Wallapop reflete perfeitamente esse objetivo e é um testemunho da nossa forte crença no potencial do ecossistema europeu de startups e do nosso desejo de contribuir para o seu crescimento. O nosso objetivo é preservar a identidade única da Wallapop e fortalecê-la com as nossas capacidades tecnológicas, para que possa continuar a liderar o mercado e expandir o seu impacto no sul da Europa”.
Já para Rob Cassedy, CEO da Wallapop, “a oportunidade de parceria com a NAVER marca um novo e empolgante capítulo para a Wallapop”.
E continua: “o profundo conhecimento da NAVER sobre a nossa visão do comércio C2C, combinado com a sua experiência tecnológica e sucesso em ajudar empresas locais a crescer, irá impulsionar a nossa jornada, acelerando o nosso crescimento e inovação no sul da Europa. Estamos incrivelmente orgulhosos do nosso histórico e, com a confiança da NAVER no nosso potencial, estamos preparados para desempenhar um papel ainda mais importante no futuro do re-commerce”.