A utilização de cartões MasterCard por parte dos consumidores europeus aumentou 10% no quarto trimestre de 2009, face ao período homólogo de 2008. A marca alcançou ainda a fasquia dos 200 milhões de cartões na região, o que representa um crescimento de 2,2%.
Durante este período a MasterCard registou um aumento de 6% do volume bruto em dólares, o volume de compras cresceu 8,1%, as transacções de compras subiram 10% e as transacções monetárias aumentaram 5,2%, em relação ao último trimestre de 2008.
De 1 de Outubro a 31 de Dezembro 2009, os utilizadores europeus efectuaram mais de 1,8 mil milhões de transacções em compras com os seus cartões, incluindo transacções efectuadas online.
«A inovação foi crucial para o nosso sucesso em 2009 e é agora uma parte inata da estratégia a longo prazo dos nossos clientes. A nossa capacidade de captar o melhor que a inovação e tecnologia podem oferecer é possível graças à nossa estrutura global única e fortes ligações com os bancos e comerciantes por toda a Europa. É por isto que marcos como um milhão de cartões PayPass na Turquia, a introdução do nosso sistema de gestão de dinheiro “inControl”, e avanços no débito e pagamentos contactless em trânsito são reconhecidos como conquistas importantes para os nossos clientes. À medida que alargamos a forma como trabalhamos e continuamos a diversificar a nossa base de produtos e clientes, esperamos que as vitórias dos nossos clientes continuem a liderar o nosso sucesso em 2010», explica Javier Perez, presidente da MasterCard Europe, em comunicado de imprensa.
Até 31 de Dezembro 2009, foram emitidos na Europa 200 milhões de cartões MasterCard e 304 milhões de cartões Maestro.
«Este trimestre concluímos uma série de marcos importantes – indicadores de que o plástico continua a ter um grande impulso nos consumidores de hoje. Em Itália e na Alemanha assistimos a um crescimento significativo no número de transacções processadas, mais 17% e 9,7% respectivamente do que no mesmo período de 2008», revela o responsável.