O novo serviço da Sociedade Ponto Verde (SPV), intitulado Pack4Sustain, tem como objetivo auxiliar a conceção e desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis e circulares através do ecodesign.
De acordo com o comunicado de imprensa, através de um processo 100% online, o projeto avalia as características e os componentes das embalagens de diversos materiais (plástico, papel/cartão, vidro, metal e madeira), através do nível de circularidade e informa o potencial impacto na saúde pública e no ambiente, em especial no ecossistema marinho.
É depois atribuída uma classificação integrada da embalagem numa escala de cinco níveis, sendo apresentadas sugestões de melhoria através da aplicação do ecodesign e recomendações sobre a correta iconografia de reciclagem a aplicar na embalagem.
A nota de imprensa refere ainda que, através desta iniciativa, a SPV reforça a sua missão de promover a taxa de reciclagem em Portugal e aumentar a reciclabilidade das embalagens.
“Atualmente, ainda existem embalagens que, pela natureza dos materiais na sua composição ou pela presença de contaminantes, veem dificultado ou impossibilitado o seu processamento após a recolha seletiva e, portanto, determinam a sua falta de circularidade”, explica a comunicação.
Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, “trabalhamos diariamente, e em conjunto com os nossos clientes, para ajudar o país a cumprir as metas ambientais, em particular da reciclagem de embalagens, e o Pack4Sustain nasce neste contexto. É uma ferramenta de trabalho, alinhada com a evolução legislativa do setor das embalagens, e que vem juntar-se a outras soluções inovadoras que já disponibilizamos aos nossos clientes, surgindo como um novo contributo para se conseguir uniformizar as práticas sustentáveis no setor das embalagens”.
O Pack4Sustain foi desenvolvido em parceria com o Centimfe – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.