Quantcast
Retalho

Sonae com lucros de 342 milhões de euros em 2022

A Sonae anunciou esta quinta-feira, dia 16 de março, as suas contas relativas ao ano civil de 2022, apresentando lucros na ordem dos 342 milhões de euros, um valor 27,7% acima do registado em 2021. Segundo o anunciado, em termos de resultado líquido atribuível a acionistas, este valor reduziu 17%, parar 179 milhões de euros.

Em termos de volume de negócios, registou-se um crescimento de 10,9% do volume de negócios, para mais de 7,7 mil milhões de euros, resultando este valor de ganhos de quota de mercado das suas operações.

 

“Após dois anos de pandemia, a invasão à Ucrânia, em 2022, trouxe consequências com as quais ainda estamos a lidar e que irão persistir por um longo período de tempo. Durante o ano, a inflação aumentou para níveis que o mundo não havia presenciado neste século, sobretudo devido aos aumentos acentuados nos custos de energia e às perturbações nas cadeias de abastecimento que afetaram toda a economia. O elevado nível de inflação, juntamente com as crescentes taxas de juro colocaram sob pressão o rendimento disponível das famílias e, consequentemente, alteraram os seus padrões de consumo”, assinalou Cláudia Azevedo, CEO da SONAE.

“Neste contexto desafiante, a Sonae manteve um nível elevado de investimento. No total, o Grupo investiu €357m nas suas operações (um aumento de 28% face a 2021) e criou mais de 1.200 novos postos de trabalho, ultrapassando os 48 mil colaboradores. Reforçámos ainda o investimento e o compromisso com as empresas do Grupo, nomeadamente aumentando as participações na Sierra e na NOS. A nossa dívida líquida caiu para um valor historicamente baixo, dando-nos conforto que, apesar das elevadas taxas de juro e dos desafios que enfrentamos em cada setor, seremos capazes de continuar a investir para criar valor nas nossas comunidades durante os próximos anos”, continuou a gestora, numa nota que pode ler, aqui, na íntegra.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever