A Sonae investiu um total de 83 milhões de euros em investigação, inovação e desenvolvimento em 2013, estratégia que envolveu diretamente cerca de 600 colaboradores em tarefas de inovação. A conclusão consta do “Livro de Inovação no Retalho”, um relatório que é editado pelo sexto ano consecutivo pela empresa.
Em comunicado, a Sonae refere que “os processos de inovação envolveram também os mais de 30 mil colaboradores das áreas de retalho da Sonae, tanto na geração de ideias como na implementação das inovações.
Nuno Lopes Gama, Head of Innovation and Future Tech da Sonae, explica que “o investimento em inovação desempenha um papel fundamental na diferenciação e criação de vantagens competitivas duradouras, permitindo à Sonae oferecer produtos e serviços únicos que vão ao encontro das necessidades dos clientes e que contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida. Esta aposta está também a facilitar o desenvolvimento dos nossos negócios a nível internacional, disponibilizando-nos soluções duradouras para competir num mercado cada vez mais global.”
Entre as inovações desenvolvidas e implementadas pela Sonae estão, na área alimentar, a nova app Continente, o robot de cozinha Yämmi, os centros de serviços nos polos logísticos da Maia e Azambuja para gestão centralizada de suportes logísticos ou o projeto SIM Cliente, focado na melhoria da experiência de compra que introduziu 78 inovações per si.
No retalho especializado, a empresa destaca o desafio My Design By de criação e personalização de milhares de peças pelos clientes, o programa de gestão interna da inovação ShineOn, o projeto de gestão de força de vendas da Worten e o novo conceito de lojas Sport Zone.
“Entre as centenas de inovações estão também os vídeos personalizados com base em QR codes Lively Gifts, a Carne Maturada Continente, as t-shirts Zippy com Proteção Anti-UV, o conceito de Fábrica dos Brinquedos para os espaços de brinquedos no Continente, a impressão de cupões de desconto nas próprias lojas Continente, o concurso Código Secreto da Worten ou o desafio de programação Agile Marathon desenvolvido em parceria com universidades em Portugal e Espanha”, indica a Sonae.
A Sonae aposta numa estratégia de inovação aberta, envolvendo universidades, centros de investigação, unidades de transferência de tecnologia, parceiros de negócio, startups e empresas dos mais variados setores de atividade. Só na área do retalho, a Sonae conta atualmente com mais de 70 parcerias para a inovação, envolvendo instituições de 17 países, em quatro continentes.
O “Livro de Inovação no Retalho” já está disponível online.