É o maior salão europeu dedicado à inovação no setor agroalimentar. O SIAL Paris realiza-se a cada dois anos e está de regresso à capital francesa, apresentando algumas novidades. A apresentação oficial à imprensa desta nova edição decorreu em junho, num evento organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF), e no qual foram antecipadas algumas das estratégias e números do SIAL Paris 2012.
Quem visitar esta grande exposição poderá contar, para já, com representações de 106 países, sendo que 80 por cento das participações são internacionais. Ou seja, estamos a falar de mais de seis mil expositores, divididos em grandes grupos agroalimentares: produtos do mundo, produtos secos, produtos frescos, produtos gourmet e vinhos e ainda uma nova área, dedicada a bebidas e produtos lácteos. De acordo com Carole Jombart, responsável pela delegação Promosalons da CCILF, este ano os setores da exposição irão apresentar uma maior ergonomia e facilidade de ligação entre si, a partir da zona de esplanada, sendo possível aceder diretamente a um determinado setor sem ter de passar pelos restantes
Os visitantes e os produtos
Na última edição do SIAL Paris, em 2010, foram mais de 136 mil as pessoas que visitaram a exposição, sendo que cerca de 70 por cento fê-lo com o intuito de localizar novos produtos e/ou fornecedores. Vindos de todo o mundo – 62 por cento eram de outros países que não França – os visitantes provinham sobretudo da área do retalho e distribuição (49 por cento), das indústrias alimentares (28 por cento) e da restauração (17 por cento), uma tendência que se espera semelhante nesta nova edição. Segundo Carole Jombart, os visitantes procuram, antes de mais, produtos competitivos, novos modelos de distribuição, marcas de distribuição e modelos de desenvolvimento sustentável.
No que diz respeito aos produtos e à inovação que se pode esperar encontrar, entre os setores mais relevantes e que apresentam uma forte progressão estão os produtos lácteos, os produtos com açúcar e as especiarias.