A Showroomprive, site de e-commerce, vai entrar em bolsa em França até ao final deste ano. De acordo com um comunicado enviado esta quinta-feira (1 de outubro) às redações, o grupo francês vai colocar cerca de 40% do seu capital em bolsa e a oferta pública inicial (IPO) poderá incluir um aumento de capital de 50 milhões de euros e a venda de ações existentes numa transação no valor de 200 milhões de euros.
A empresa revela também que David Dayan e Thierry Petit, fundadores do site, continuarão a deter 42% do capital da companhia e a maioria dos direitos de voto. Thierry Petit acredita que a entrada em bolsa será positiva para a empresa e espera que “o IPO nos deia os meios para aproveitar as oportunidades, em particular fusões e aquisições.”
Em 2014, a Showroomprive atingiu um volume de negócios de 350 milhões de euros, um crescimento de 30% face ao período homólogo. Em Portugal, a empresa cresceu 50%, obtendo uma faturação de 15 milhões de euros e atingindo um total de 1,1 milhões de utilizadores registados na plataforma.
Para além disso, nos últimos três anos, a empresa implementou o seu modelo de negócio em sete novos mercados para além de França: Portugal, Espanha, Itália, Polónia, Reino Unido, Holanda e Bélgica.
De resto, a empresa tinha anunciado também recentemente a criação de um site ‘multi-país’ através do qual é possível aceder ao catálogo de produtos desde 167 novos mercados como forma de potenciar o desenvolvimento internacional.
Marta Panera, Responsável Desenvolvimento de Negócio Espanha e Diretora de Comunicação Portugal, Espanha e Itália da Showroomprive, vai marcar presença no inRetail Congress no próximo dia 5 de novembro, no Lagoas Park, em Oeiras.
No evento organizado pela DISTRIBUIÇÃO HOJE, a profissional partilhará com os participantes de que forma é que a Showroomprive tem conseguido evoluir e ser sustentável ao mesmo tempo que responde às necessidades do seu consumidor.