As áreas de formação, informação e mostra são as componentes estruturantes da Pro Segurança Alimentar 2009, uma iniciativa da Associação Comercial de Braga, que se realiza de 25 a 27 de Maio, em Soutelo, Vila Verde.
Enquanto projecto de cariz profissional, a Pro Segurança Alimentar dirige-se aos empresários/responsáveis de empresas do sector alimentar, aos manipuladores de alimentos e aos responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do processo permanente.
Consiste numa oportunidade para aprofundar conhecimentos e competências sobre segurança alimentar, tornando a temática acessível àqueles que, apesar de não serem especialistas, necessitam de as aplicar diariamente nas suas actividades profissionais.
As actividades previstas, no campo da formação, informação e mostra, vão ser desenvolvidas de uma forma articulada, de modo a contribuírem para a valorização dos recursos humanos afectos a este área e para o conhecimento das tendências, novidades e evolução das soluções, através da apresentação de produtos e serviços para a segurança alimentar.
A formação intensiva especializada, a decorrer nos dias 25 e 26 de Maio, é a âncora do projecto. Ao todo, estão previstas seis acções, de seis horas cada, dirigidas aos responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do processo permanente baseado nos princípios de higiene e segurança no trabalho (HACCP) e aos manipuladores de alimentos.
Na mostra de produtos e serviços para a segurança alimentar pode encontrar vestuário técnico profissional, consultoria em HACCP, produtos de higienização, desinfecção, kits de segurança alimentar, insectoculadores, controle de pragas, análises laboratoriais, entre outros equipamentos e utensílios afins.
A componente informativa contempla a realização de seminários de actualização empresarial sobre boas práticas de segurança alimentar, que contam com a intervenção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
A Associação Comercial de Braga considera «necessário que os empresários façam uma reflexão sobre a sua experiência, afinem metodologias e adquiram novas competências para enfrentarem os desafios que se lhes colocam».