Retalho

Primeiras lojas Mercadona arrancam no Grande Porto

Mercadona vai abrir centro logístico na Póvoa de Varzim

As primeiras lojas da espanhola Mercadona em Portugal irão abrir na região do Grande Porto. A notícia surge apenas alguns meses depois de a insígnia ter anunciado os seus planos de internacionalização para o mercado português.

Numa nota enviada às redações esta terça-feira (18 de outubro), a Mercadona revela que a aposta na região do Grande Porto “é uma opção natural, pois a proximidade à Galiza, Castela e Leão facilita o arranque da operação.”

Assim, já foi registada no Porto a sociedade Irmãdona, criada para assegurar que a operação da Mercadona em Portugal cumpre todos os requisitos fiscais. Nesta fase do processo de expansão, a empresa está a integrar os candidatos já selecionados: 120 diretivos, que irão liderar o projeto em Portugal, e 30 analistas de campo de produtos frescos.

“Os colaboradores estão a participar num programa de formação de 18 meses, em Portugal e em Espanha, onde irão receber formação específica sobre o modelo de Qualidade Total da Mercadona e formação prática, junto de um mentor, para adquirirem  competências que permitam desenvolver o seu trabalho”, revela a insígnia.

A estratégia da Mercadona para o mercado português contempla um investimento de 25 milhões de euros e a criação de 200 postos de trabalho nesta primeira fase de expansão.