A Somersby foi lançada no mercado português há dois anos. Que balanço fazem do lançamento? Quem é o consumidor da bebida em Portugal?
A Unicer está bastante satisfeita com os resultados obtidos nestes dois anos. Somersby é uma marca internacional que veio preencher um espaço existente no mercado nacional das bebidas refrescantes. Em 2011 arrancamos com um projeto piloto e, nessa altura, começamos a comercializar Somersby num conjunto limitado e muito segmentado de pontos de venda no canal HoReCa. Desde logo houve uma grande receptividade por parte do consumidor que viu na marca uma excelente alternativa refrescante no universo de bebidas leves e de baixo teor alcoólico, Os resultados positivos levaram-nos a incluir a marca no nosso portefólio e neste momento também já é produzida em Portugal, recorrendo a fornecedores nacionais. É uma bebida leve e muito refrescante, com um sabor suave a maçã e com baixo teor alcoólico, que vem seduzir jovens adultos homens e mulheres (18-35 anos), com um estilo de vida urbano e extrovertido.
Que quota de mercado, dentro da sua área, tem a bebida?
O universo competitivo de Somersby extravasa as fronteiras da categoria de Sidra. Temos a visão de criar uma categoria à parte, onde Somersby será a grande referência. Que quota de mercado, dentro da sua área, tem a bebida?
Existe um reforço na comunicação da marca neste verão. Quanto investiram neste reforço?
São cerca de dois milhões de euros, entre investimento tecnológico, de marketing e comunicação.
Em termos de presença nos canais de distribuição o reforço da marca é tanto para o canal HoReCa como para a grande distribuição, ou não? Qual o canal mais forte das vendas da Somersby?
Neste momento o principal canal de distribuição é o horeca onde estamos desde 2011 e disponibilizamos Somersby à pressão mas principalmente onde o consumo é feito através da garrafa. A presença no alimentar é bastante mais recente, desde maio, mas estamos a trabalhar por forma a assegurar uma boa distribuição nacional para que o consumidor possa adquirir a sua Somersby quando se desloca às grandes superfícies (hipers e supermercados). Também aqui a aposta é na garrafa TP de 0,33cl.
Vão ter campanhas no ponto de venda – na grande distribuição – com a marca?
Somersby tem um programa de grande escala de acções de degustação e activação nos pontos de venda com escala nacional, onde vai surpreender e reforçar a notoriedade da marca junto dos consumidores. Paralelamente, a comunicação da marca está também a ser feita em eventos que acontecem ao final da tarde / princípio de noite, com corners Somersby. Somos main sponsor do Somersby Porto Sunday Sessions, que começou este fim-de-semana e prolonga-se até Setembro, e patrocinamos várias iniciativas como o Meo Out Jazz (Lisboa) ou as inaugurações simultâneas nas Galerias de Arte Contemporânea da Rua Miguel Bombarda (Porto). Para além disso, marcamos também presença nos principais festivais de verão, o próximo é o Super Bock Super Rock, já de 18 a 20 de julho, no Meco.
Noutros mercados a Somersby apresenta-se com mais mais sabores (Pêra, Maça Light, e Frutos Vermelhos, por exemplo). Têm planos para lançar estes sabores em Portugal a breve prazo?
Faz parte dos nossos planos alargar a comercialização de outras variantes Somersby em Portugal, nomeadamente pêra e frutos vermelhos mas ainda não temos previsão para tal acontecer. Para já o nosso foco é a sidra mais tradicional, a de maçã. Esta variante também poderá começar a ser exportada para alguns mercados exteriores onde a Unicer tem uma forte presença, como Angola. Em todo o caso, é ainda prematuro adiantar mais detalhes destas operações.

