Social media, e-commerce, Facebook, narrativas virtuais com vários desfechos e outros termos, hoje, bastante em voga, foram a base de discussão e networking da quarta edição do Upload Lisboa.
A organização apostou no painel misto, onde os oradores nacionais e estrangeiros foram-se mesclando e apresentando aos presentes a suas visões sobre vários temas da atualidade.
A importância da Groupon nos pequenos comerciantes, num modelo ‘win, win’, ideia apresentada por Boris Hageney, CEO da Groupon para o Sul da Europa (região que Portugal também integra), foi uma das preleções mais concorridas. A venda de serviços pouco comuns na Internet a baixo custo foi, segundo o orador, ‘uma das razões que explicam o sucesso’ da empresa fundada em Chicago (EUA), há quatro anos.
Kiruba Eswarah, da TimWe, falou da crescente importância dos pagamentos mobile, área onde países com economias emergentes estão na ‘pole-position’. O Brasil é apontado como o caso de maior sucesso. ‘Na Europa’, refere Eswarah, ‘as pessoas já possuem um leque muito variado de pagamentos online’, justificando, assim, a escassa penetração do serviço no continente.
A psicóloga web, Nathalie Nahai, centrou o seu discurso no termo ‘Glocalisation’. Conceito que deverá estar presente na estratégia de qualquer marca que pretenda ter sucesso em diferentes mercados. Para consubstanciar a sua teoria, a psicóloga mostrou os diferentes sites da Coca-Cola para cada país.
O Upload Lisboa 2012 contou ainda com a presença dos especialistas Chad Wittman, André Gil, Cesar Christoforidis, Jorge Oliveira e Mário Alcântara.
Leia a reportagem completa na edição impressa.