Para esta edição entrevistámos Clara Moura Guedes, administradora delegada da Saloio, empresa com 40 anos de mercado nacional. Dedicamos um dossier às gorduras alimentares, onde se percebeu que são os óleos que dominam. Falámos também de segurança e quebras desconhecidas, além de termos conversado com António Madaleno, administrador da Orivárzea. Isto e mais na edição de Fevereiro da Distribuição Hoje.
Consumo
Ao escolher um telemóvel, os portugueses privilegiam a facilidade de utilização, revela o Barómetro de Telecomunicações da Marktest. O preço também é bastante valorizado, assim como o design do aparelho, sobretudo pelas faixas etárias mais jovens.
Entrevista
“A arte do queijo tradicional”. É com esta frase que a Saloio se apresenta aos consumidores. Com um portfolio de produtos que ultrapassam a centena de referências, navega há já 40 anos no mercado nacional, tendo sempre a inovação como farol. Tem no queijo Palhais o seu bestseller, representando 20% das suas vendas. Entervistámos Clara Moura Guedes, administradora delegada da empresa.
Estudo
Mais 12 milhões de actos de compra e um aumento de 5,5% nos gastos. Podíamos limitar a informação a apenas estes indicadores, mas o evento “Metamorfoses do Consumidor” revelou-nos muito mais.
Lançamentos
E aconteceu. Durante o seu lançamento, um livro foi realmente lançado. Num gesto simbólico, um dos autores desta “caixa de ferramentas”, João Alberto Catalão, lançou o “Negociar & Vender” para um dos elementos da assistência. No fundo, trata-se de uma obra que pretende reforçar a convicção que «o segredo já não é a alma do negócio, mas sim a partilha!».
Produção
«O que nós temos são diferenças». É desta forma simples que o administrador, António Madaleno, define a Orivárzea. E, de facto, é pela diferenciação que esta empresa de arroz de Salvaterra de Magos se procura distinguir das restantes existentes no mercado. Porque dimensão e quantidade, não é possível tê-las em Portugal, o que só deixa um caminho: a qualidade para nichos de mercado.
Tecnologia
A Universidade Católica acolheu no final de Outubro a “Digital Business Conference – Lisbon?08”, organizada pela Associação de Comércio Electrónico de Portugal. Existem muitas oportunidades no comércio electrónico que, em Portugal, está longe de estar esgotado e tem muito por onde crescer. Além disso, a forte penetração dos telemóveis está a levar o e-commerce para novas dimensões e rumo ao universo da mobilidade.
Consumidores
É no ponto de venda que se decide a maioria das compras, como tal a sua importância não pode ser descurada, sobretudo numa realidade em que o consumidor está a mudar. Com o objectivo de debater as opções dos consumidores em épocas de crise de acordo com a perspectiva do retalho, da marca e da agência, a Popai organizou uma “mesa redonda”.
Dossier
Os óleos dominam, sem margem para dúvidas, o mercado nacional de gorduras alimentares. Mercê das preocupações com a saúde, os óleos já não registam os mesmos valores de há alguns anos. Também o azeite é procurado por muitos consumidores nacionais.
Ponto de vista
“Crise ou Oportunidade?” por Paul Miles, presidente da Popai Portugal.
Mercados
Activos, informados e com poder de compra. Os mais velhos são um bom mercado.
Segurança
O nome é “quebra desconhecida”, mas as consequências são do conhecimento de todos. Furtos ou erros de gestão, o certo é que determinados produtos desaparecem. Quantos? Quanto valem? O que fazer para evitar isso? A estas e a outras perguntas respondemos aqui.
Marketing
As características e equipamentos disponíveis nas actuais superfícies comerciais foram pensados, decididos e aplicados há anos. E talvez seja necessário proceder a algumas mudanças, de forma a ir de encontro às necessidades dos consumidores de amanhã: idosos, emigrantes e pessoas que vivem sozinhas.
Centros comerciais
Chamartín adia a construção de novos shoppings. O arrojado plano de expansão da empresa portuguesa, proprietária da marca Dolce Vita, aguarda um sinal de retoma.
Vinhos
O prestígio dos champanhes Pommery abre caminho ao Vinho do Porto em todo o mundo.
Opinião
“Portugal no mapa da expansão Starbucks: eixo estratégico ou flop comercial?” por Rute Silva (Mall Activation ? Sonae Sierra) com a colaboração de Manuel Batista (Docente – Escola Superior de Comunicação Social).