Quantcast
Retalho

Mercadona exporta 90% das compras a fornecedores portugueses para Espanha

Mercadona

A Mercadona exporta atualmente 90% das compras efetuadas a fornecedores portugueses para Espanha, onde tem mais de 1 600 lojas.

Em 2019, o maior retalhista alimentar espanhol, adquiriu 126 milhões de euros em produtos nacionais – mais 43% do que em 2018, ano em que fez compras no valor de 88 milhões de euros.

Além das lojas de Espanha, os produtos destinam-se também às lojas em Portugal, onde a Mercadona tem atualmente 10 lojas e prevê abrir este ano outras 10, nos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo.

A empresa tem mais de 300 fornecedores portugueses, com os quais colabora dentro da sua política de Cadeia Agroalimentar Sustentável.

“A nossa relação com fornecedores portugueses começou antes da nossa vinda para o país e tem-se intensificado ao longo dos anos. Sempre procurámos oferecer um sortido diferenciado, com produtos de elevada qualidade e a preços competitivos aos nossos ‘Chefes’ e, desde que passámos a ter fornecedores especialistas em produtos e que conhecemos mais e melhor os fornecedores em Portugal”, refere Elena Aldana, diretora-geral Internacional Relações Externas da Mercadona.

Desde 2016, a Mercadona já comprou um total de 329 milhões de euros a fornecedores comerciais portugueses. A fruta, os laticínios e o peixe são alguns dos exemplos de produtos comprados no nosso país.

Em 2019, a empresa comprou 1 160 toneladas de Pera Rocha; 3 795 toneladas de Maçã Royal Gala, 2 350 toneladas de Maçã Golden e comprou também 22 toneladas de Banana da Madeira a fornecedores portugueses.

Em 2019, foram adquiridos 127 mil quilos de queijo e cerca de 30 mil litros de leite dos Açores, além do comprado em Portugal continental.

A empresa tem uma política de apoio aos setores de produtos que atravessam períodos mais sensíveis, onde se enquadra o do leite, pelo que 100% do leite vendido em Portugal é português. Esta informação vem mesmo destacada com um selo nasrespetivas embalagens. Também o azeite é de origem nacional.

No peixe, a Mercadona tem feito as suas compras em lotas locais, com o objetivo de oferecer o peixe mais fresco possível. Em 2019, a empresa comprou cerca de 1 500 toneladas de peixe nas lotas de Matosinhos, Aveiro, Peniche, Sesimbra, Olhão, Quarteira e Portimão.

No total de compras realizadas pela Mercadona a fornecedores portugueses em 2019, o valor ultrapassa os 217 milhões de euros.