A Mercadona deu esta semana início ao processo de contratação de Operadores de Supermercado para as suas primeiras lojas em Portugal, que têm data de abertura prevista para 2019. As primeiras unidades abrem em Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Gondomar.
José Elías Portalés, Diretor de Contratação de Recursos Humanos da empresa, explica que “o colaborador é um ativo muito valioso. A Mercadona tem como objetivo dispor de uma equipa comprometida com a excelência e o serviço, altamente motivada e em linha com a visão da empresa para alcançar os objetivos do projeto comum. Sabemos que os colaboradores têm de estar motivados para que toda a empresa preste um bom serviço à nossa principal prioridade, o ‘Chefe’, ou seja, o cliente. Por isso, aquilo que hoje é a Mercadona resulta das ideias e do esforço de todos: uma equipa repleta de talento”.
Para as quatro primeiras lojas que abrirá no mercado português, a Mercadona procura Operadores de Supermercado para as secções de Frutaria, Peixaria, Talho, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Caixas, Reposição, Limpeza, Serviço ao Domicílio e Manutenção.
De acordo com a insígnia, “os candidatos deverão ter a escolaridade mínima obrigatória, disponibilidade para trabalhar em horário semanal de 40 horas e uma forte orientação para o atendimento ao cliente. As pessoas contratadas vão receber uma formação inicial em Espanha, onde aprenderão o Modelo de Qualidade Total (modelo de gestão aplicado pela Mercadona) e a desempenhar as funções próprias do respetivo posto de trabalho. Durante o período da formação, os colaboradores terão todos os gastos de alojamento e alimentação a cargo da empresa, assim como as deslocações.”
A equipa da Mercadona em Portugal conta já com 120 profissionais em postos de direção média. Desde que a empresa anunciou a decisão de começar o seu plano de internacionalização no mercado português, em junho de 2016, já foram criados os escritórios da empresa no Porto, onde se encontra a sede da sociedade Irmãdona Supermercados S.A. Para além disso, a empresa já criou também o Centro de Coinovação, em Matosinhos, que pretende ajudar a equipa da Mercadona a definir a gama de produtos em Portugal, adaptada às necessidades dos clientes nacionais.