A Mastercard disponibilizou na passada semana a sua API para Blockchain no Mastercard Developers para comerciantes e bancos parceiros. De acordo com a empresa, “esta nova solução de blockchain vem oferecer aos consumidores, empresas e bancos novas formas de transacionar”.
“A tecnologia de blockchain foi testada e validada e será implementada inicialmente ao nível do B2B para dar resposta aos desafios de velocidade, transparência e custos associados em pagamentos transfronteiriços, complementando a oferta existente, incluindo os cartões virtuais, a solução Mastercard Send e a Vocalink. Com esta nova solução a Mastercard procura, assim, potenciar todos os tipos de fluxos de pagamento transfronteiriços e B2B, baseados em contas, blockchain e em cartões”, acrescenta a empresa.
“Ao combinar a tecnologia blockchain da Mastercard com a rede de resolução e as regras de redes associadas da Mastercard, criamos uma solução segura que, além de ser passível de auditoria, é fácil de dimensionar “, explica Ken Moore, vice-presidente executivo da Mastercard Labs. “Quando se trata de pagamentos, queremos oferecer escolha e flexibilidade aos nossos parceiros para que possam utilizar facilmente, e de forma transparente, as mais recentes opções de pagamento em função das necessidades e dos requisitos dos seus clientes”.
Para além de de impulsionar transações de pagamento sem cartão seguras, esta solução dispõe de outras capacidades que permitem a comprovação de proveniência que ajuda a autenticar os produtos em toda a cadeia de distribuição.
De acordo com a Mastercard, para além desta solução, a empresa também registou mais de 35 patentes no domínio do blockchain e investiu no Digital Currency, um grupo que constrói, incuba e investe capital de semente em empresas que desenvolvem tecnologia de blockchain e de Bitcoin.

