Margão revela as oito novas tendências de sabores para 2015

Margão revela as oito novas tendências de sabores para 2015

A McCormick & Company, multinacional que detém a marca portuguesa Margão, revelou pelo 15º ano consecutivo as oito novas Tendências de Sabores para 2015, ingredientes e combinações em ascensão que irão marcar a gastronomia no próximo ano.

“Muitos sabores de edições passadas estão hoje entre os nossos ingredientes de eleição. Por exemplo, a Pimenta Chipotle, quando identificámos inicialmente esta pimenta enquanto sabor de destaque em 2003, muitas pessoas nem o conseguiam pronunciar. Atualmente, é um sabor de destaque”, refere Kevan Vetter, CEO da McCormick.

Para apresentar estas tendências e sabores em destaque em Portugal, a Margão aliou-se ao Chef Miguel Castro e Silva para a criação de duas receitas com base nesta edição e que foram apresentados à imprensa num almoço que decorreu no Mercado da Ribeira.

A análise das Tendências de Sabores deste ano foi feita pela equipa de chefs e especialistas de sabor da Margão e concluiu que em 2015 uma das principais tendências de sabores será as “misturas globais em evolução”, onde as sete especiarias japonesas trarão um novo toque picante à gastronomia.

Para além disso, em 2015 estarão em destaque a “Mezze do Médio Oriente”, com dips e pastas para barrar, e o “sal com um toque de acidez”, uma fusão de sal grosso com ingredientes ácidos como o gengibre em conserva, a ginja e a manga desidratada.

A Margão explica ainda que no próximo ano os consumidores passarão a olhar mais para as “especiarias fumadas” e para os “legumes umami”, “uma forma de experimentar o tentador ‘quinto sabor’ dos japoneses”, e assistirão a uma “revolução líquida”, a introdução de sumos frescos e polpas que se misturam com especiarias e ervas para intensificar molhos, pratos de massa e recheios.

Por fim, a Margão identifica ainda como tendências gastronómicas para este ano os “sabores pelos quais vale a pena esperar”, pratos que combinam especiarias aromáticas em pratos lentamente cozinhados, e os “biscoitos reinventados”, sabores dos clássicos biscoitos de especiarias que renascem reinventados em sobremesas.