O Grupo IKEA vai investir 70 milhões de euros na construção daquela que será a terceira loja da insígnia em Portugal e que deverá abrir ao público ainda durante o primeiro semestre de 2010. Este projecto, que se localiza em Frielas no Concelho de Loures e que será a sede do Grupo, criará 480 empregos directos e mais de 100 indirectos.
Foi ontem, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, do vereador do Urbanismo e das Obras Públicas, João Pedro Domingues e do director de expansão IKEA Portugal, António Machado, que foi oficialmente comunicada a localização exacta da nova loja.
Na base da escolha de Loures terá estado, de acordo com António Machado, «a excelente centralidade do concelho em relação a toda a área metropolitana de Lisboa, assim como a sua proximidade ao aeroporto da Portela e as acessibilidades oferecidas pela A1, A8, CREL, CRIL IC22 e IC16». Está ainda programado um acesso directo ao túnel do Grilo.
Para o presidente da Câmara de Loures, a vinda do IKEA para Loures, vem reforçar a importância do trabalho que tem sido feito a nível da «dinâmica do concelho e da capacidade que este tem tido de captar recursos. É a prova que hoje as pessoas acreditam no concelho de Loures, porque temos uma atitude positiva que é desenvolvida quando criamos parcerias como esta». Acrescentou ainda que «desde a primeira hora acreditámos na qualidade do projecto» e que este era «um dia importante para a zona de Loures, Lisboa e Portugal, porque 480 novos postos de trabalhos, nos dias que correm, são importantes».
Após estas declarações entregou em mão ao director de expansão do Grupo, a licença de construção do novo equipamento.
A nova loja IKEA, a maior da Península Ibérica à data de abertura, contará com uma área construída de
Segundo Carlos Machado, este «é um projecto que faz parte do plano de expansão do Grupo, que até 2015 conta abrir mais 5 lojas e centros comerciais, o que criará cerca de 4500 novos postos de trabalho. Os próximos projectos a abrirem são uma nova loja na zona da grande Lisboa, está em estudo a margem Sul do Tejo, e no norte está prevista a abertura em Gaia».