Retalho

Forever 21 aposta na pesquisa visual para crescer online

Forever 21 aposta na pesquisa visual para crescer online

A Forever 21 lançou na passada semana uma ferramenta de pesquisa visual no seu site de e-commerce. De acordo com a publicação Digiday, a nova ferramenta resulta de uma parceria com a Donde Search e permite aos consumidores fazerem pesquisas de produto por silhueta, cor e até padrão.

A versão piloto da nova tecnologia da Forever 21 já tinha sido lançada na aplicação da marca em maio e, de acordo com o retalhista, permitiu aumentar as conversões e o valor médio da compra.

Alex Ok, Presidente da Forever 21, acredita que a pesquisa visual é, atualmente, a inovação mais importante do e-commerce e permite criar no online uma experiência de compra semelhante à do retalho tradicional, uma vez que “permite aos consumidores procurarem roupas da mesma forma que pensam sobre elas: utilizando fatores visuais e não palavras”.

A pesquisa visual pode ser utilizada de muitas formas, seja através da utilização de imagens ou ícones em vez de palavras ou através da utilização de apenas um elemento. Assim, se pesquisarmos ‘riscas’, a plataforma de e-commerce apresenta-nos os resultados de todos os produtos em stock que têm ‘riscas’.

Para além da Forever 21, também o eBay, a Zara e a H&M estão a apostar na pesquisa visual para crescer. Nas lojas online da Zara, é apresentado um botão para ‘Produtos semelhantes’ que apresenta produtos com elementos semelhantes ao que estamos a ver. Já no caso da H&M é possível fazer upload de uma imagem para que o site apresente produtos semelhantes. Uma ferramenta semelhante à que oferece o eBay, que permite aos utilizadores pesquisar por produtos ao tirar ou fazer o upload de uma fotografia ou através da partilha de um URL de qualquer plataforma social.