Ingvar Kamprad, o fundador da IKEA faleceu este sábado, dia 27 de janeiro, “pacificamente na sua casa em Småland, na Suécia, aos 91 anos e rodeado pela sua família e amigos mais chegados”, indica o retalhista em comunicado.
Ingvar Kamprad nasceu em 1926, na Småland, no sul da Suécia. Com 17 anos fundou a IKEA, na altura, uma pequena empresa de comércio por correspondência, com a motivação de criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas.
“Estamos profundamente tristes pela morte de Ingvar Kamprad. Vamos recordar sempre a sua dedicação, do seu compromisso em estar ao lado das pessoas, da sua persistência, de querer continuamente ser melhor e da sua liderança pelo exemplo”, refere Torbjörn Lööf CEO e Presidente do Grupo Inter IKEA.
Desde 1988, que Ingvar Kamprad não mantinha um papel operacional na IKEA, mas continuou a contribuir para o negócio como consultor sénior, partilhando o seu conhecimento, energia e inspiração com todos os colaboradores.
”Estamos num momento de luto pela perda do nosso fundador e amigo Ingvar. O seu legado será sempre recordado e admirado durante muitos anos e a sua visão – criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas – continuará a orientar-nos e inspirar-nos”, comenta Jesper Brodin, CEO e Presidente do Grupo IKEA.
“O seu conhecimento e compromisso foram uma sólida fonte de inspiração ao longo dos anos. Juntos, vamos continuar a procurar novas formas de fazer as coisas, com soluções melhores e inovadoras para a maioria das pessoas”, diz Lars Thorsén, CEO do Grupo Ikano.
Ingvar Kamprad será recordado pela sua família e por todos os colaboradores, em todo o mundo.