O estudo revela ainda que a reciclagem se mantém como principal expectativa tanto para os consumidores como para os operadores na indústria alimentar. Existe também um incremento significativo na atitude face aos materiais renováveis entre os agentes da indústria alimentar, impulsionado pelo recente desenvolvimento de novas tecnologias. A utilização de materiais de origem biológica é destacada como uma das principais tendências ambientais que moldam o futuro das embalagens para bebidas.
O relatório identifica ainda um crescimento da procura de informação ambiental por parte dos consumidores. De modo a fazerem escolhas informadas, 37% dos consumidores procuram, de forma regular, a presença de selos ambientais nas embalagens alimentares. Atualmente, 54% dos consumidores confiam na rotulagem ambiental comparativamente com os 37% registados em 2011.
“As conclusões do estudo realizado este ano reforçam a importância de colocar as questões ambientais no centro da nossa estratégia”, refere Dennis Jönsson, Presidente e CEO da Tetra Pak. “Estabelecemos firmes compromissos quanto à redução a nossa pegada ambiental ao longo da cadeia de valor, no desenvolvimento de produtos sustentáveis e no aumento das nossas taxas de reciclagem; e estamos a fazer bons progressos no sentido de alcançar os objetivos que estabelecemos para nós próprios em cada uma destas três importantes áreas de atuação.”