Quantcast
 

ESPECIAL ALIMENTARIA 2011: “Oportunistas” e “Sobre Pressão” em foco

ESPECIAL ALIMENTARIA 2011: "Oportunistas" e "Sobre Pressão" em foco

As novas dimensões do consumidor, a sua segmentação e o modo como cada grupo apresenta diferentes motivações de compras e escolhas foram alguns dos temas focados durante a apresentação da Kantar WorldPanel que decorreu no âmbito da Alimentaria Lisboa.

Segundo a apresentação da consultora, o consumidor actual divide-se em rural seniors, e-shoppers, urban family, enjoy life, under pressure, young trendy, demanding e opportunistic, sendo que para cada tipo de shopper existem diferentes motivações de compras. O mais em foco nos tempos difícieis e de cise que se vivem, segundo a Kantar, serão os opportunist e os under pressure. Os primeiros porque se movem pelo preço e os segundos porque  são quem no dia-a-dia sentem mais as dificuldades financeiras e têm que fazer escolhas.

Assim, no caso dos opportunistic, que são cerca de 250 mil lares, que estão permanentemente em busca a melhor oferta, grandes famílias com crianças da classe média baixa, sabe-se que aproveitam as reduções de preço para aumentar o consumo. São adeptos do cartão de fidelização e fazem compras em várias insígnias, especialmente o lidl, tradicionais, Modelo e Intermarché. Eles sabem exactamente o que querem de cada loja e são consumidores de MDD.

 

Já no caso dos under pressure, eles são cerca de oito milhões de familias numerosas, casais com filhos, lares monoparentais ou reformados. Concentram os seus gastos em alimentação e bebidas, cerca de 87.2% do seu orçamento, e reduzem o gasto em valor através da compra de MDD em quase todas as categorias, excepto na limpeza do lar, onde consomem mais do que a média.

Concluiram dizendo que a comunicação que se faz com o consumidor deverá sempre ser segmentada, tendo em conta o tipo de consumidor que as marcas pretendem atingir.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever