Quantcast
 

Entrevista: “A Distribuição permitirá fortalecer a presença de Somersby no mercado nacional”

Entrevista: "A Distribuição permitirá fortalecer a presença de Somersby no mercado nacional"

Lançada no mercado nacional no Verão de 2012 pela Unicer, a cidra Somersby está a reforçar a sua presença com a entrada no canal alimentar. A licença marca, que faz parte do portefólio da dinamarquesa Carlsberg, permite inclusive que a Unicer a exporte para Angola.A DISTRIBUIÇÃO HOJE falou com Bruno Albuquerque, Diretor de Marketing de Águas, Sumos e Refrigerantes e novas Categorias da Unicer para saber como está a ser feita a implementação deste produto no mercado nacional.

A Somersby foi lançada no mercado nacional no ano passado. Como tem corrido as vendas desde o seu lançamento?

Somersby tem sido um sucesso em Portugal, com o lançamento a contribuir para a dinamização do mercado nacional de bebidas e criação de novos hábitos de consumo, especialmente no Verão. A receptividade foi positiva e estamos a reforçar a sua presença no mercado nacional com a entrada no Canal Alimentar.

Qual a previsão de vendas para o verão de 2012?
Temos consciência que será um Verão difícil face à actual conjuntura económica, mas estamos confiantes e esperamos duplicar as vendas face a 2011. Isto porque Somersby é uma bebida refrescante, fácil e agradável de beber, que combina bem com os finais de tarde e inícios de noite.

Qual a quota de mercado que pretendem atingir com a Somersby?
A categoria de Sidra em Portugal tem uma dimensão muito reduzida. Esperamos que Somersby alcance uma posição dominante, tornando-se no sinónimo da categoria em Portugal.

Qual o público-alvo da bebida, masculino ou feminino?
É uma sidra destinada aos apreciadores de bebidas leves e refrescantes, quer masculinos quer femininos. Com uma identidade cosmopolita, é ideal para jovens adultos (homens e mulheres), com um estilo de vida urbano, de mente aberta que sejam excelentes net-workers e gostem de momentos de convívio com os amigos e de partilhar novas experiências.  

Qual o canal que tem mais peso nas vossas vendas: HORECA ou Distribuição moderna?
O nosso foco é o canal HORECA, onde a experiência de consumo é fundamental para a construção e posicionamento da marca. Após a experimentação e a construção de notoriedade, a Distribuição Moderna permitirá fortalecer a presença de Somersby no mercado nacional, reforçando a proximidade aos consumidores, sobretudo no momento de fazer as compras para casa.

Comercializam a Somersby de maçã, está previsto a comercializam outros sabores, uma vez que a marca comercializa outros sabores noutros mercados?

Neste momento, pretendemos reforçar a presença de Somersby no mercado nacional, pelo que a nossa aposta irá manter-se em Somersby de maçã. No entanto, comercializar outros sabores é um dos nossos objectivos a médio-longo prazo.

Que ações no ponto de venda têm desenvolvido ultimamente?
Somersby pretende posicionar-se como a “bebida oficial do pôr-do-sol” através da realização de várias iniciativas ao longo do ano e de Norte a Sul do país. Nomeadamente: é a patrocinadora oficial das inaugurações simultâneas nas Galerias de Arte Contemporânea da Rua Miguel Bombarda, no Porto, um dos eventos culturais mais importantes da cidade, que decorre ao longo do ano, com exposições de artistas plásticos nacionais e internacionais. É, portanto, a bebida de eleição para brindar à arte; aposta no conceito after work e refresca Portugal com as Cool Night Sessions, festas de fim-de-tarde animadas por um DJ com música entre o Jazz, o Soul e o Blues, o Dub e a World Music, em esplanadas e bares com terraço por todo o país. E, também, é uma das marcas que patrocina os aniversários da Time Out Porto e Lisboa, pois vão ao encontro do público-alvo de Somersby.

Este acordo para a distribuição da Somersby no mercado nacional tem que duração? E estende-se a outros mercados onde a Unicer está presente? Angola, por exemplo?

Não temos limitações na distribuição de Somersby a nível de tempo. Acreditamos que existe oportunidade para este produto e que vamos conseguir preencher necessidades de consumidores que não tinham uma alternativa de consumo com álcool. Somersby é uma sidra do grupo Carlsberg pelo que poderemos comercializar em todos os mercados onde temos autorização para o fazer, incluindo Angola.