Quantcast
 

Cresce uso de serviços de georreferenciação para procurar restaurantes ou promoções

Cresce uso de serviços de georreferenciação para procurar restaurantes ou promoções

Os serviços baseados na georreferenciação são aqueles que apresentarão maior crescimento no último ano, de acordo com um estudo da LBS sobre a utilização dos telemóveis, que dá conta que 19% dos inquiridos de 58 países usa este serviço.

O estudo mostra ainda que, globalmente, o serviço mais popular é o de navegação com mapas e GPS (46%). Esta tendência mundial de crescimento da georreferenciação está também refletida em outras atividades, com 13% dos atuais utilizadores de redes sociais a registarem-se através de plataformas como a Foursquare ou Facebook Places – revelando um crescimento de 50% em 2011 face ao ano anterior. O serviço de georreferenciação também é utilizado para enriquecer a vida social com 22% a utilizarem este serviço para encontrar amigos nas proximidades. Na sua vertente mais prática, um em cada quatro utiliza esta tecnologia para encontrar restaurantes e locais de entretenimento nas proximidades. 19% dos utilizadores consulta os horários dos transportes e 8% pede um táxi através do serviço de georreferenciação.

Teresa Veloso, da TNS, revela que em Portugal os serviços de georreferenciação ainda estão “muito abaixo dos valores globais”, contudo se olharmos “para o interesse em utilizar e para a disponibilidade em partilhar a sua localização para obter benefícios em termos de descontos e ofertas, os valores são bem mais próximos”.

 

Globalmente, os utilizadores dos LBS mais experientes, reconhecem que existem vantagens em partilhar a sua localização com marcas e retalhistas – e um em cada oito inquiridos (12,5%) partilham a sua localização em troca de um alerta de promoção ou ofertas especiais.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever